Importância da Qualidade e Disponibilidade da Água de Bebida em Vacas Leiteiras

03 outubro 2017

A água é o nutriente mais importante oferecido à vaca leiteira.

Este facto é muitas vezes descurado não se avaliando convenientemente o impacto na saúde e na performance dos animais da sua falta de qualidade e disponibilidade.
A água de bebida cobre entre 60% a 80% das necessidades em água das vacas, sendo as restantes necessidades cobertas pela água contida nos alimentos. Estas necessidades variam muito em função do nível de produção e da temperatura ambiente. Por cada litro de leite produzido uma vaca necessita beber 3 litros de água. Isto pode significar uma ingestão de 150 litros de água por dia nas vacas de alta produção. Sintomas de imunossupressão (elevada contagem de células somáticas), problemas reprodutivos (diminuição da taxa de concepção, mortes embrionárias e abortos) e alterações no padrão da ingestão de matéria seca podem ser sinais de má qualidade e/ou falta de ingestão de água.
A disponibilidade de água é tão importante como a sua qualidade. A diminuição da ingestão de água representa sempre uma diminuição na produção de leite. Uma vaca passa 4 a 5 horas por dia a comer, mas apenas 20 a 30 minutos a beber. Para satisfazer as suas necessidades de hidratação é fundamental proporcionar-lhe um fácil e rápido acesso aos pontos de água. A vaca depende da disponibilidade de água para a manutenção do volume sanguíneo, da função tecidular, do funcionamento ruminal e da taxa de passagem do alimento pelo trato digestivo.

ASSEGURE-SE DA QUALIDADE E DISPONIBILIDADE DA ÁGUA DE BEBIDA DOS SEUS ANIMAIS

- Realize com frequência análises à qualidade da água.
- Assegure-se que os bebedouros são em número e tamanho suficiente para a sua exploração.
- Verifique se a colocação dos bebedouros é adequada e se estão a funcionar correctamente
- Seja rigoroso na manutenção da higiene dos equipamentos

Se desejar fazer download da nossa Newsletter Profissionais Ruminantes 01-2017, na qual poderá encontrar este artigo e muito mais, siga esta ligação.

Tópicos relacionados: