Leite: A mais natural, segura e barata fonte de nutrientes para o ser humano!

16 outubro 2020

Beber leite é muito bom para o bebé, mas também é bom para o adulto - Descubra porquê!

O leite e os seus derivados são uma parte essencial da dieta humana! Tem sido assim desde os tempos antigos embora o consumo só se tenha generalizado desde o século XX com o desenvolvimento dos processos de higienização como a esterilização e a pasteurização, com a vulgarização do uso da cadeia de frio e com a evolução da distribuição e venda dos produtos lácteos refrigerados. 

Todos estes progressos tornaram o leite um produto seguro e acessível e que melhorou a vida de milhões de pessoas que passaram a ter acesso a um alimento altamente nutritivo e saudável! 

Sabia que o leite, para além de fornecer energia e proteína para “construir” músculos fortes, tem muito mais nutrientes como vitaminas e minerais?

Abaixo encontra a % de requisitos diários de alguns nutrientes fornecidos pelo consumo de 2 copos (450 ml) de leite por dia. 

Ingrediente  % dos requisitos diários
Vitamina B2 66%
Vitamina B12 64%
Cálcio 55%
Fósforo 40%
Proteína 29%
Zinco 19%
Ácido fólico 8%

No entanto, existem muita ideias erradas sobre o consumo de leite e a nossa capacidade de digerir o açúcar do leite - a lactose – sobretudo em adultos. Alguns artigos afirmam que os seres humanos são intolerantes à lactose e que por esse motivo o leite não é um bom alimento para eles. Na verdade, a maioria dos mamíferos adultos desenvolve intolerância à lactose no decorrer do seu crescimento o que leva a problemas digestivos. Mas em humanos na generalidade da população isto não acontece. De facto, em determinado ponto da evolução do homem, e provavelmente devido a uma mutação genética, aqueles que vieram a dar origem à população europeia desenvolveram a capacidade de digerir a lactose ao longo da vida e para além do período de amamentação “tradicional”. Não obstante este facto incontestável continuam a existir grupos populacionais e indivíduos cuja intolerância à lactose é uma realidade. Mas mesmo para essas pessoas existem hoje soluções que ainda assim lhes permitem consumir leite. 

Esta vantagem competitiva foi determinante na evolução do homem e permite-lhe ainda hoje utilizar o potencial nutritivo do leite e ser mais saudável. Para além disso ao longo dos séculos o homem desenvolveu métodos de processamento do leite que lhes permitiu convertê-lo em produtos “valiosos” como o iogurte e o queijo. Desta forma, a inteligência ajudou a construir toda uma cadeia de valor que vai desde a produção e ordenha dos animais até à mesa do consumidor.

Resumindo, não existe qualquer sustentabilidade que justifique o não consumo de leite por seres-humanos adultos pelo simples facto de que os demais mamíferos não o fazem… 

Pedro Torres
Diretor de Desenvolvimento e Estratégia, De Heus Nutrição Animal, S.A.


Tópicos relacionados: