Redução da diarreia por clostridium através da mudança na abordagem da alimentação

Lia Hoving

International Product manager Pigs

04 abril 2022
-
4 minutos

No primeiro dia depois do parto tudo parece bem. Mas no segundo ou terceiro dia, no entanto, de repente há leitões na maternidade que têm uma quebra no crescimento. A primeira coisa que me vem à cabeça é que a porca tem muito pouco leite. Mas um olhar mais cuidadoso mostra pequenas manchas de diarreia no chão por aqui e por ali. Através de um teste rápido, é fácil isolar os agentes patogénicos que estão aqui a desempenhar o seu papel.

Causas durante o Período de Gestação

Se os resultados apontarem apenas para Clostridium e os outros agentes patogénicos forem negativos, então a nutrição durante o período de gestação pode desempenhar um papel importante. A fermentação ocorre no cólon durante o período de gestação. Além de bactérias benéficas, as bactérias nocivas também estão a crescer no intestino, sendo uma delas o Clostridium. Durante a transição da gestação para a lactação ocorrem alterações do processo de fermentação as quais permitem o aparecimento duma infeção por Clostridium na porca.

Infeção via Estrume

Os leitões recém-nascidos podem ficar infetados devido ao facto da infeção, apesar da limpeza e desinfeção, ainda estar presente no compartimento proveniente da ninhada anterior. No entanto, os leitões também podem ficar infetados, por exemplo, com Clostridium, pelas fezes da porca. Nesse caso, os problemas agravam-se muitas vezes ainda mais porque a produção de leite da porca diminui.

Saiba mais sobre como alcançar um crescimento saudável e rápido dos seus leitões

Mais informação sobre Romelko

Mudança de abordagem de alimentação no caso da diarreia por Clostridium

Ao otimizar a transição da ração de gestação para a lactação, este problema pode ser reduzido. Por exemplo, fornecendo ração de gestação até ao momento do parto, o processo de fermentação no intestino permanece estável. Muitas vezes isto resulta numa melhoria, mas, no geral, isto não é suficiente para controlar completamente este problema recorrente. Em seguida, justifica verificar a composição da ração de gestação e ver o que pode ser feito para manter o microbismo no cólon da porca estável.

Vacinação

Além do Clostridium, os agentes patogénicos da estirpe E. coli e o Rota Virus também desempenham um papel importante na diarreia ao nascimento, especialmente entre as porcas primiparas. É por isso que, para além da alimentação adequada das porcas, um sistema de vacinação adequado é também fundamental para o sucesso.

About the author

Lia Hoving

International Product manager Pigs