Nutrição de Leitões Após o Desmame

26 março 2019

A ração para leitões desmamados deve ser utilizada, no máximo, 7 dias após o desmame. Com um desmame às quatro semanas, isso quer dizer que a mistura deve começar a ser disponibilizada a partir da sexta semana de vida.

O valor nutricional da ração deve ser adaptado aos requisitos nutricionais dos leitões durante o período de criação, bem como à genética e ao estado de saúde dos animais no mesmo período. Deve ser seguida uma estratégia alimentar continuada. A raçãao deve ser de fácil absorção pelo leitão, pelo que é fundamental prestar uma atenção especial à composição da mesma.

Os componentes da ração devem ser caracterizados por uma elevada digestibilidade e por um sabor e cheiro adequados.

Esta é uma fase de grande crescimento na qual podemos utilizar a soja na alimentação como fonte de proteína.

O alimento deverá conter componentes de alta qualidade, tanto os cereais (trigo, cevada, milho), como os minerais e vitaminas, aditivos e alto teor de aminoácidos digestíveis, bem como suplementos de energia e estimuladores de crescimento naturais (predominantemente acidificantes e enzimas digestivas).

A optimização da composição da ração para leitões desmamados é uma combinação de exigências nutricionais e rentabilidade. É necessário um adequado equilíbrio proteico (cerca de 16%), para evitar problemas na fase inicial da engorda, e garantir altos ganhos diários e um consumo de ração mais baixo ao longo da engorda.

Tópicos relacionados: