O Programa de Recria Kaliber - Entrevista ao Sr. Miguel Matias

26 setembro 2019

O Programa de Recria Kaliber é uma aposta recente do produtor Miguel Matias, que procura melhorar significativamente a produtividade da sua exploração através da máxima expressão do potencial genético dos seus animais.

A Exploração

Sociedade Agrícola Matias & Silva fica em Beiriz, Póvoa do Varzim.
Tem um total de 350 animais, dos quais 180 em recria.

O Produtor

Miguel Matias (26 anos) representa, em conjunto com o seu irmão Rafael Matias (23 anos), a 4ª geração da família dedicada à produção de leite, e assume que anda “no meio das vacas desde o infantário”. Enquanto Miguel está dedicado a 100% ao negócio leiteiro, o seu irmão, Rafael Matias (23 anos), está mais ligado à vertente agrícola da exploração.

O Papel da Genética

A genética desempenha um papel importante para a Sociedade Agrícola Matias & Silva. Assim, fazem importação de embriões (procurando a diversificação genética de alto potencial), transferência embrionária e utilizam semen sexado, estando Miguel Matias a cargo do emparelhamento.

O Futuro

Em 2020 a Sociedade Agrícola Matias & Silva terá em operação um novo estábulo, dotado de 3 robots de ordenha, o que permitirá atingir as 200 vacas em produção, com excelentes condições de bem estar animal. Os irmãos Matias encaram o futuro com optimismo, trabalhando para uma exploração mais eficiente, com um adequado controle de custos e redobrada atenção à recria.

A Importância da Recria para Garantir o Futuro

Miguel assume que a recria assume um papel crucial no futuro da exploração. E que sem uma boa recria, não há boas vacas, nem boa exploração, nem boas finanças.
Nas palavras do Miguel, “O programa de recria Kaliber revelou-se muito importante pela capacidade de crescimento das vitelas pós-desmame, e pelo próprio crescimento após Programa Kaliber, em que as novilhas crescem mais do que as que faziam os planos anteriores.”

A Participação em Concursos

A Sociedade Agrícola Matias & Silva participa em concursos desde 2013, tendo arrecadado vários prémios ao longo dos anos. De entre os prémios recentes conquistados destacam-se:
  • em 2018, na Agrosemana, o prémio de Vaca Grande Campeã,
  • em 2019, no 38.º Concurso Nacional da Raça Holstein Frísia, o prémio de Jovem Grande Campeã Nacional (GJ), com a novilha M&S Jordy Adya, novilha alimentada com o Programa de Recria KALIBER
A escolha do Programa de Recria Kaliber é uma aposta recente do produtor que procura melhorar significativamente a produtividade da sua exploração através da máxima expressão do potencial genético dos seus animais. Os resultados já obtidos honram a anunciada excelência do Programa de Recria Kaliber.

Tópicos relacionados: