Tópico 4: Uso responsável de antibióticos

A De Heus desempenha um papel de destaque na cadeia de valor alimentar e reconhece a importância do uso responsável de antibióticos para manter a eficácia a longo prazo no tratamento de doenças humanas e animais, garantindo, ao mesmo tempo, o princípio da saúde e do bem-estar animal. A nossa ambição é utilizar os antibióticos apenas para fins curativos, de forma a manter o princípio da saúde e do bem-estar animal. Os antibióticos, na ração ou na exploração, devem ser prescritos por um veterinário autorizado. Além disso, a De Heus não utilizará quaisquer antibióticos críticos (conforme indicado pela OMS Classe 1 e 2) para fins curativos nos nossos produtos (ração).

Explore os nossos relatórios RSC

Compromisso com a sustentabilidade

Saiba mais

Menos antibióticos, maior impacto

A resistência antimicrobiana tem crescido significativamente nas últimas décadas. De acordo com a OMS, o uso indevido e excessivo de antimicrobianos em humanos, animais e plantas são os principais responsáveis ​​pelo crescimento da resistência antimicrobiana. Por isso, cada vez mais países têm adotado legislação para intervir no uso de antibióticos na pecuária e na aquacultura. Ao mesmo tempo, os intervenientes de toda a cadeia de valor estão a elevar os seus padrões para a proteína animal produzida com menos antibióticos e maior bem-estar animal. Com os nossos produtos para rações, contribuímos para a saúde animal e, como tal, também para a redução do uso de antibióticos. A produtividade e a sustentabilidade são muitas vezes vistas como mutuamente exclusivas, mas existe uma ligação importante: a saúde animal. Por conseguinte, ajudamos os agricultores a aumentar o desempenho e a eficiência das suas explorações agrícolas, conduzindo, em última análise, a melhores resultados económicos, apoiando a utilização prudente de antibióticos. É também por isso que pretendemos interromper o uso preventivo de antibióticos em todo o mundo.

  • Apoia a saúde animal para reduzir o uso de antibióticos
  • Aumenta o desempenho da exploração através de uma nutrição sustentável

Objectivo verde

Os objetivos da nossa empresa estão alinhados com a legislação europeia sobre o uso responsável de antibióticos, pelo que os antibióticos são utilizados apenas com fins curativos, de forma a manter o princípio da saúde e bem-estar animal, e o uso deve ser prescrito por um veterinário autorizado.

Nos países onde a legislação diverge da legislação europeia, ou onde não existe legislação ou normas industriais estabelecidas, trabalhamos proactivamente com os nossos clientes, parceiros da cadeia, intervenientes do sector e autoridades para, colectivamente, atingirmos, até 2030 (ou seguindo a legislação anterior):

  • proibir o uso de quaisquer antibióticos críticos (conforme declarado pela OMS)
  • promover produtos (de engorda) isentos de antibióticos para os nossos clientes

Além disso, nestes países, quaisquer outros antibióticos dos nossos produtos (ração) são utilizados apenas quando prescritos por um médico veterinário autorizado, de forma a manter o princípio da saúde e bem-estar animal.

Uso responsável de antibióticos

Uso prudente para prevenir a resistência aos antibióticos

Descubra todos os nossos tópicos de Feed for Food

Trabalhamos em estreita colaboração com os agricultores e parceiros para promover a saúde dos animais e, ao mesmo tempo, otimizar a produção de proteínas animais nutritivas e seguras.

Explore os nossos Tópicos Feed for Food

Documentos & Publicações RSC

Explore o documento principal que reflete a abordagem estratégica da De Heus à Responsabilidade Social Corporativa.