Avaliação da Dureza do Ovo

19 setembro 2018

A mineralização deficiente da casca nem sempre tem que significar uma escassez de cálcio na ração. Deve ser lembrado que, às vezes, apesar do suprimento adequado de ingredientes, as galinhas podem ter problemas com a absorção de minerais. Nesta situação, aumentar a dose de cálcio funciona exactamente ao contrário.

O excesso de cálcio afecta negativamente a digestão das gorduras, perturbando, assim, o balanço energético da ração. Isto leva a muitos problemas: variando de irregularidades na quantidade de ingestão de alimentos, até problemas de metabolismo do fígado.

A avaliação da dureza da casca do ovo no passado ocorreu geralmente com base no número de ovos partidos. Supõe-se normalmente que este parâmetro deve oscilar em torno de 7-9% em todo o período de produção, contando a partir da quantidade total de ovos obtidos. Ocorreram problemas quando o número de ovos partidos aumentou mais de 10%.

Nesta situação, o mais frequentemente recomendado era uma solução nutricional, isto é, suplementação adicional de cálcio. Os problemas aumentavam, mas a culpa nada tinha a ver com a mineralização da casca. Rachas podem ser causadas pelas próprias galinhas ou, mais frequentemente, por dispositivos usados para recolher e transportar os ovos. Nesta situação, uma avaliação real dos problemas na exploração é difícil.

Com o dispositivo Futura, pode determinar-se a dureza, ou melhor, a resistência da casca, expressa em Newton (N), com alta precisão. Cada medição fiável deve ser baseada no exame de 30 ovos recolhidos aleatoriamente, preferencialmente da recolha afectada. As estatísticas básicas de tal amostra (dureza média, dureza mínima, dureza máxima, erro padrão, alinhamento) permitem determinar a situação na exploração com alta precisão.

Os dados obtidos no caso de um deficit real deste parâmetro também permitem determinar o desvio do padrão previsto. Com base nesse valor, a suplementação pode ser usada com maior precisão. Isso evita o risco de excesso de oferta de cálcio, o que é indesejável.

Recomenda-se a realização de verificações regulares da dureza da casca do ovo de um determinado bando. Cada inspecção mensal permite a detecção precoce de possíveis problemas e uma rápida acção correctiva.

A medição precisa da dureza da casca do ovo é:
• reconhecimento da causa real do nº de ovos partidos.
• directrizes para possível modificação do sistema de alimentação do bando.
• selecção precisa do nível de suplementação de cálcio.

Tópicos relacionados: