O Que Afecta a Qualidade da Casca dos Ovos?

19 setembro 2018

Muitos factores afectam a qualidade da casca. Todos os factores indesejáveis, como temperatura (muito alta, muito baixa), correntes de ar, poeira, ruído excessivo, compactação, falta temporária de acesso à ração ou água, perturbam a síntese adequada da casca.

Muitos factores afectam a qualidade da casca. Um deles é o potencial genético de uma determinada raça. Todos os tipos de galinhas poedeiras são seleccionados, entre outros, devido à dureza da casca. No entanto, raças individuais apresentam algumas diferenças, por exemplo, as galinhas ISA podem manter alta dureza até à idade de final de vida. Independentemente do potencial genético, o tempo de utilização das galinhas tem impacto na qualidade da casca. Com a idade, a eficácia da absorção e uso de cálcio é reduzida. Além disso, os ovos produzidos são maiores, tornando-os mais susceptíveis a danos. Esta é a razão para o aumento da procura de galinhas mais velhas em compostos minerais. O stress desempenha um papel significativo na qualidade da casca.

Sob stress, existem várias deformações, rugosidade, rachas e vincos. Portanto, com base na aparência dos ovos, pode dizer-se muito sobre as condições de manutenção e saúde do bando. Algumas doenças causam alterações na estrutura da casca e, por exemplo, a infecção do trato respiratório manifesta-se como uma deformidade na forma de gargantas anulares. Na micoplasmose, as extremidades não mineralizadas dos ovos são um sintoma comum, e a síndrome de fadiga de bateria causa uma completa falta da camada adequada. Esses ovos são cobertos apenas por membranas.

Tópicos relacionados: